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DIREÇÃO ESCOLAR

ESCOLA ESTADUAL PROF.  EDERLINDO LANNES BERNARDES
(NOVA DIREÇÃO - 2009/2010)

Educar é abrangente, fascinante e desafiador.

Para educar é preciso sonhar e ousadamente fazer com que estes sonhos se realizem.

Paulo Freire assim expressa: “Sonho não é coisa de maluco. Sonho é coisa de quem vive e de quem existe - existir é mais do que viver! - e sonhar é uma necessidade humana. Sonhar com um projeto de vida.”(Revista Dois Pontos Vol 3- Mo. 24).

A nossa ousadia, nos permitiu preparar esta Reunião porque sentimos a necessidade de, refletirmos, trocarmos idéias, discutimos, discordamos, experimentamos, inovamos, renovamos e celebramos, tudo com o objetivo de auxiliar e possibilitar aos professores subsídios para a prática pedagógica mais eficiente e eficaz, dentro de uma perspectiva de resgate da pessoa humana.


Um dos caminhos da Escola Estadual Ederlindo Lannes Bernardes é a vivência dos valores humanos a partir do conhecimento e respeito para consigo, e, daí partir para o encontro com o outro (Deus)

Esta proposta de trabalho não tem por finalidade afirmar que é a melhor, mas tem por objetivo nos impulsionar a nossa caminhada profissional e da vocação à vida, através dos valores de amizade, solidariedade, fraternidade, partilha e particularmente a nossa responsabilidade enquanto servidores públicos que deve cuidar da res pública enquanto coisa pública.


Ou seja, devemos cuidar da escola que é um espaço da comunidade, tendo consciência que somos co-responsáveis por este bem-público, zelando com carinho de quem cuida do que é seu, sabendo que é de todos.

PLANO DE METAS DA DIREÇÃO E EQUIPE PEDAGÓGICA DA ESCOLA ESTADUAL EDERLINDO LANNES BERNARDES PARA 2010.


 1 - Contribuir no processo de resgate do reconhecimento da importância da Escola com espaço escolar procurando implementar o Regimento escolar e o PPP (Projeto Político Pedagógico). Com a participação coletiva dos (as) professores(as) e de toda equipe de trabalho desta instituição de ensino.


2 - Dar continuidade através destas reuniões de formação continuada, na perspectiva de avançar no Sentido de buscar parcerias .


3 - Organizar material pedagógico coletivo para ações comuns na Escola.

4 - Garantir que “Toda Criança esteja alfabetizada até oito anos de idade ”SENSIBILIZANDO, ESTIMULANDO, IMPLEMENTANDO E OPERACIONALIZANDO O PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA.


5 - Garantir que os alunos com necessidades educativas especiais tenham o PDI (Plano de Desenvolvimento Individual ) e acompanhar seus avanços.
 
6 - Verificar, juntamente com a Equipe Pedagógica, a aprendizagem dos alunos através de visitas em salas de aula, conversa com alunos e professores, observação das atividades propostas de acordo com seu planejamento diário, mensal, anual, avaliação de resultados e das intervenções pedagógicas.


7 - Garantir e dar suporte necessário para o desenvolvimento das ações do PLANO DE INTERVENÇAO PEDAGÓGICA.

8 - Realizar reunião mensal interna com Especialistas e Direção para organizar e reorganizar a estrutura pedagógica e as ações de intervenção pedagógica quando for necessária.


9 - Assegurar-se que os professores estejam usando os diversos suportes pedagógicos:
  • Caderno de Alfabetização- CEALE-SEE-MG,
  • Diretrizes Curriculares das disciplinas,
  • CBC (Curriculos Básicos Comuns),
  • Livro CANTALELÊ,
  • Guias do professor alfabetizador, dentre outros.
10 - Estimular, acompanhar e viabilizar o desenvolvimento de projetos existentes na escola: Tempo Integral, Acelerar para Vencer (PAV)...


11 - Solicitar periodicamente dos Especialistas e dos professores a revisão das estratégias de ensino e da implementação das atividades do projeto de intervenção pedagógica.

12 - Visitar as salas de aulas, semanalmente, andar pelos espaços internos da escola sempre.

13 - Promover encontros e reuniões (Mòdulo ll) para estudos que possibilitem análise constante do projeto pedagógico da escola, cadernos do CEALE,CBC, SEE/MG, guia do professor alfabetizador adaptando-os a realidade da escola e do educando e aos recursos disponíveis,


14 - Assegurar o uso da biblioteca, videoteca, DVteca, gibiteca sua conservação e garantir a ampliação de seu acervo.
15 - Observar e visitar todas as folhas do livro de ponto.
16 - Zelar pela assiduidade dos alunos .

17 - Divulgar e discutir sempre com toda a comunidade Escolar as metas pactuadas pela Escola e os resultados dos alunos e da escola avaliações internas e externas.
18 - Analisar e prestas contas da situação financeira para com a Comunidade Escolar (pais de alunos, servidores e colegiado).

19 - Assegurar o cumprimento de rotinas de limpeza, segurança, merenda e materiais Fixamos um cronograma de limpeza com ASBs e todo primeiro sábado de cada mês é dia de faxima na escola.


20 - Avaliar a freqüência dos alunos e professores demais servidores.


21 - Manter um cardápio para assegurar uma merenda de qualidade para os alunos.