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domingo, 28 de março de 2010

O QUE É EDUCAÇÃO AMBIENTAL?

Nos últimos três séculos houve um grande crescimento do conhecimento humano, proporcionando um amplo desenvolvimento das ciências e da tecnologia. Ao mesmo tempo também ocorreram mudanças nos valores e modos de vida da sociedade, com o surgimento do processo industrial e o crescimento das cidades, aumentando a utilização dos recursos naturais e a produção de resíduos. Enfim, todos esses fatos geraram profundas mudanças na cultura, afetando principalmente a percepção do ambiente pelos seres humanos, que passaram a vê-lo como um objeto de uso para atender suas vontades, sem se preocupar em estabelecer limites e critérios apropriados.
Não demorou muito para surgirem as conseqüências dessa cultura moderna: o surgimento de problemas ambientais que afetam a qualidade de vida. Em pouco tempo ficou claro que havia uma crise de relações entre sociedade e meio ambiente.
A preocupação com essa situação fez com que surgisse a mobilização da sociedade, exigindo soluções e mudanças. Na década de 60, do séc. XX, a partir dos movimentos contraculturais, surgiu o movimento ecológico que trazia como uma de suas propostas a difusão da educação ambiental como ferramenta de mudanças nas relações do homem com o ambiente.
A Educação Ambiental (EA) surge como resposta à preocupação da sociedade com o futuro da vida.
Sua proposta principal é a de superar a dicotomia entre natureza e sociedade, através da formação de uma atitude ecológica nas pessoas. Um dos seus fundamentos é a visão socioambiental, que afirma que o meio ambiente é um espaço de relações, é um campo de interações culturais, sociais e naturais (a dimensão física e biológica dos processos vitais). Ressalte-se que, de acordo com essa visão, nem sempre as interações humanas com a natureza são daninhas, porque existe um co-pertencimento, uma coevolução entre o homem e seu meio. Coevolução é a idéia de que a evolução é fruto das interações entre a natureza e as diferentes espécies, e a humanidade também faz parte desse processo.
O processo educativo proposto pela EA objetiva a formação de sujeitos capazes de compreender o mundo e agir nele de forma crítica - consciente. Sua meta é a formação de sujeitos ecológicos.
“A EA fomenta sensibilidades afetivas e capacidades cognitivas para uma leitura do mundo do ponto de vista ambiental. Dessa forma, estabelece-se como mediação para múltiplas compreensões da experiência do indivíduo e dos coletivos sociais em suas relações com o ambiente. Esse processo de aprendizagem, por via dessa perspectiva de leitura, dá-se particularmente pela ação do educador como intérprete dos nexos entre sociedade e ambiente e da EA como mediadora na construção social de novas sensibilidades e posturas éticas diante do mundo.” (Carvalho, Isabel C. M. Educação Ambiental: A Formação do Sujeito Ecológico).






A IMPORTÂNCIA DA HORTA ECOLÓGICA NA ESCOLA.


A ocupação dos espaços naturais pelos seres humanos tem provocado
impactos na Terra e sua degradação. Com isso, a Educação Ambiental veio para dar
ênfase nesse trabalho e procurar sensibilizar o ser humano a procurar restaurar o
ambiente, melhorando a qualidade de vida no presente e das gerações futuras. Este
projeto visa colocar em prática a Educação Ambiental no âmbito formal,
desenvolvendo uma ação educativa, como método de sensibilização dos educandos a
esse respeito e com a construção de uma horta na escola, mostrar que através da
agricultura orgânica, é possível melhorar a qualidade de vida dos seres humanos,
enunciando as vantagens que esta apresentaria em relação aos métodos
convencionais de cultivo. Por fim, a possibilidade de adotar a prática do cultivo
ecológico na escola é uma forma de proporcionar aos educandos a curiosidade e a
preocupação em cuidar do ambiente melhorando as condições de vida da
comunidade, além de divulgar o conhecimento sobre a necessidade de intervenção
humana na busca de alternativas para a reconstrução de uma melhor visão de mundo
com possibilidades de ação e conservação.
(Patricia Carla Di Giovanni ; Camila Brunhari Zanetti.)


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RECADO À COMUNIDADE ESCOLAR




É isso aí 'galera'...O lance é PRESERVAR! E, a direção da escola juntamente com os professores Osmar e Joana Darc, preocupado com a formação integral dos nossos alunos e com a preservação dos recursos naturais, estão criando um amplo projeto na área de EDUCAÇÃO AMBIENTAL. A primeira atividade do projeto será a criação de uma horta ecológica.

As demais atividades serão divulgadas de acordo com o planejamento (Em fase de desenvolvimento).



PARTICIPEM! E, lembrem-se sempre é IMPORTANTE:
REUTILIZAR, RECICLAR e RESTAURAR.
PRESERVAR O MEIO AMBIENTE É UM DEVER DE TODOS NÓS!

Um comentário:

  1. Eu não consigo entender como as pessoas não se concientizam de que se não cuidarmos,todas essas coisas maravilhosas que temos vão se deteriorar até o fim...preservar o meio ambiente é um dever de todos nós.A um grau de destruição desse em que estamos,passo a considerar o ser humano um piolho que a cada dia "suga" mais oque o planeta tem de bom a nos ofereçer.

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